Entre em contato
(51) 99981 3214
suporte@profjaneberwanger.com.br

JÁ SOU ALUNO

ENTRAR

JÁ SOU ALUNO

ENTRAR

Aposentada retoma benefício cessado por falta de saques 


Foto: Freepik

O Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1) publicou nota sobre decisão favorável à aposentada por invalidez que teve seu benefício cortado após ficar 60 dias sem realizar saques. Ela conseguiu retomar os pagamentos. 


Entenda o caso da aposentada por invalidez 


Neste caso, o juiz de primeira instância negou a reativação do benefício por meio do fundamento de que, “diante da constatação de capacidade laborativa, seria necessária a análise de novas provas”.  


A autora, por sua vez, comprovou que é detentora de invalidez permanente. Com isso, não houve constatação que duvidasse de sua capacidade laborativa, pois a requerente possui laudo que declara sua invalidez. 


Qual lei amparou a revisão desse caso? 


O relator, juiz federal convocado pelo TRF1, Fausto Mendanha Gonzaga, notou que a revisão administrativa do benefício está amparada pela Lei n. 8.212/91, “podendo, nesse caso, o INSS rever os benefícios, mesmo que concedidos judicialmente, para avaliar persistência, atenuação ou agravamento da incapacidade para o trabalho”. 


Por fim, ainda segundo a nota, “o relator verificou que a autarquia não providenciou qualquer reavaliação periódica que levasse à conclusão de recuperação da capacidade laborativa da agravante, tendo apenas cessado o pagamento por não ter sido sacado”. 


Conclusão: o magistrado votou pela admissão do agravo da autora para o restabelecimento imediato do benefício, como também o pagamento dos valores não pagos desde que esse benefício foi extinguido. O Colegiado acompanhou o voto do relator. 

 

Texto: O Previdenciarista

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Por Eric Rodrigues 14 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Judiciário brasileiro tem buscado formas de tornar os processos mais céleres e eficientes.
Por Gabriela Dávila 10 de fevereiro de 2025
Desde que me conheço por gente no mundo previdenciário, há uns 25 anos, escuto que a previdência vai acabar.
27 de janeiro de 2025
Anualmente, milhões de brasileiros acompanham com expectativa o reajuste do salário mínimo e dos benefícios previdenciários pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Mais Posts
Share by: