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Agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial.


Divulgação

A partir de hoje as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com uma supervisão periódica do retorno ao atendimento presencial. Enquanto houver a pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados.


No início da pandemia, todos os serviços do INSS que eram realizados presencialmente foram suspensos. A medida foi tomada levando em consideração também os fatores de risco do público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença. Desde então, alguns serviços presenciais vêm sendo retomados gradualmente, embora seja necessário sempre fazer o agendamento prévio, que pode ser feito pela central telefônica 135. Quem não conseguir agendar pelo telefone, pode fazê-lo na agência da Previdência Social mais próxima.

 

Em julho, por exemplo, foram incluídos mais 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento prévio. São eles:

 

  •  Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  •  Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  •  Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  •  Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  •  Consulta à consignação administrativa;
  •  Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
  •  Carcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
  •  Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
  •  Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
  •  Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
  •  Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.
     

O próprio INSS incentiva que os cidadãos busquem os canais online de atendimento, por meio da plataforma “Meu INSS”, onde alguns desses serviços também podem ser encontrados.

 

Fonte: Agência Brasil


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