Entre em contato
(51) 99981 3214
suporte@profjaneberwanger.com.br

JÁ SOU ALUNO

ENTRAR

JÁ SOU ALUNO

ENTRAR

INSS começa os processos de concessão AUTOMÁTICA da Pensão por Morte


Fonte: Freepik

Os requerimentos da pensão por morte podem ser feitos no MeuINSS e serão analisados automaticamente pelos sistemas do INSS.


Na sexta-feira (6), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os processos de concessão AUTOMÁTICA da Pensão por Morte.



O primeiro benefício concedido, nessa nova modalidade, uma pensão por morte urbana para um viúvo de 79 anos. O beneficiário solicitou a concessão por meio do MeuINSS e estava aguardando a análise haviam 10 dias. Dessa forma, o próprio sistema do INSS analisou a documentação e concedeu a pensão por morte. Além disso, uma viúva de 39 anos também obteve a pensão concedida de forma automática pelo INSS. Ela também estava aguardando a análise há 10 dias


De acordo com o INSS, o tempo de análise de documentação para a concessão do benefício é de cerca de 68 dias. Assim, a concessão automática pode diminuir esse tempo de espera, garantindo aos beneficiários o benefício que eles tem direito, no menor tempo possível.


Atualmente, o INSS informa que existem cerca de 132.523 solicitações de pensão por morte aguardo análise.


Como funciona a concessão automática?

De acordo com o INSS, a concessão automática da pensão por morte será feita pelos sistemas da previdência social. Assim, a análise ocorre por meio de dados que já constam nos bancos de dados do INSS, e de outros órgãos. Além disso, os dados informados pelo requerente, no momento da solicitação, auxiliam no processo de concessão da pensão.


Com informações do INSS.

 

Fonte: O Previdenciarista

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Por Eric Rodrigues 14 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Judiciário brasileiro tem buscado formas de tornar os processos mais céleres e eficientes.
Por Gabriela Dávila 10 de fevereiro de 2025
Desde que me conheço por gente no mundo previdenciário, há uns 25 anos, escuto que a previdência vai acabar.
27 de janeiro de 2025
Anualmente, milhões de brasileiros acompanham com expectativa o reajuste do salário mínimo e dos benefícios previdenciários pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Mais Posts
Share by: